segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sidney Gusman e Vitor Cafaggi

O mercado brasileiro de gibis é inconstante. Editoras vão e vem, títulos são lançados e cancelados a todo momento, e no fim das contas só tem uma coisa que é sempre constante: a Turma da Mônica. Se você já leu gibis em português alguma vez na vida, você passou por um gibi da Mônica.

No ano passado, o estúdio do Maurício resolveu inovar e criou a Turma da Mônica Jovem, que é um sucesso absoluto de vendas: a versão jovem vende aqui no Brasil mais do que o Batman vende nos USA. Nesse ano, a novidade do estúdio veio pelas mãos do editor Sidney Gusman:

Ricbit e Sidney Gusman

A novidade do Sidney foi o lançamento do livro MSP50, onde vários artistas fazem uma interpretação pessoal dos personagens do Maurício, incluindo cartunistas consagrados como Laerte e Angeli.


MSP50

Mas o livro também conta com vários desenhistas em início de carreira. Um dos mais comentados foi o Vitor Cafaggi, que é o criador da genial webcomic Puny Parker, uma excelente releitura do Homem-Aranha de deixar até o Busiek com inveja.


Ricbit e Vitor Cafaggi

No MSP50, o Vitor fez uma releitura do Chico Bento, mostrando a história do seu primeiro encontro com a Rosinha. Ele manda bem demais, tanto no roteiro quanto no desenho.

MSP50

3 comentários:

  1. O Sidney Gusman é gente finíssima, e o Vitor Cafaggi, apesar de ter conversado pouco pessoalmente, parece ser um doce de menino, é só ver pelas histórinhas do Puny Parker!
    O MSP 50 é sensacional, recomendo pra todos!

    ResponderExcluir
  2. Valeu gente! E na próxima história eu arrumo um lugar melhor pra autografar!

    ResponderExcluir
  3. Opa, valeu pelo post! Mas deixe-me fazer uma correção: não sou o editor de Turma da Mônica Jovem, tampouco sou responsável pelo seu sucesso estrondoso. Apenas integro a equipe que produz a revista.

    O mérito mesmo é do Mauricio, da Alice, dos roteiristas e dos desenhistas de TMJ.

    Abraço

    Sidney

    ResponderExcluir